O 5G chegou, e agora?

Atualizado: 3 de jan.

A quinta geração da tecnologia para redes móveis e transmissão de dados chegou e, com ela, um gigante horizonte de oportunidades e possibilidades se abre.


5g, Inovação, Mobilidade, Big Data, Mobile, Transmissão de dados


O 5G é uma rede mais potente e veloz, capaz de trazer maior conectividade para pessoas, negócios e indústrias, causando menos impacto ao meio ambiente. Esta quinta geração tem o potencial para transformar radicalmente o mundo que conhecemos hoje, permitindo uma experiência quase instantânea de uso de soluções digitais.



5g, Mobilidade, Big Data, Inovação, AI, Mobile, Transmissão de dados


O 5G é uma rede mais potente e veloz, capaz de trazer maior conectividade para pessoas, negócios e indústrias, causando menos impacto ao meio ambiente. Esta quinta geração tem o potencial para transformar radicalmente o mundo que conhecemos hoje, permitindo uma experiência quase instantânea de uso de soluções digitais.


O 5G é uma rede mais potente e veloz, capaz de trazer maior conectividade para pessoas, negócios e indústrias, causando menos impacto ao meio ambiente.


Pesquisa realizada pela PwC, sobre o impacto do 5G na economia global, projeta um crescimento no PIB global de até US $330 bilhões até 2030. Ailton Santos, CEO da Nokia no Brasil, afirma que a tecnologia trará um impacto de US $1.2 trilhão no PIB brasileiro até 2035, representando uma grande revolução no mundo dos negócios.


As possibilidades ainda não encontram limites, incluindo a comunicação entre veículos autônomos, possibilidade de realizar cirurgias remotas, maior qualidade em videoconferências, controle remoto de maquinário industrial, conectividade no campo e desenvolvimento de cidades inteligentes, além dos altos impactos em quase todos os setores do mercado.


O impacto do 5G em diferentes setores


Para os negócios, essa inovação facilita ainda mais as atividades de rotina das empresas, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente, nas operações e nas produções que atendam demandas futuras, trazendo maior competitividade, velocidade e transformação.


Na indústria, será possível intensificar a velocidade da produção, habilitando o uso de tecnologias conectadas à fábrica, como a realidade aumentada e internet das coisas, além auxiliar na otimização dos espaços físicos dentro das indústrias.


No setor de comunicação e marketing, o impacto é direto na análise de dados de demandas e clientes, com a possibilidade de acesso a uma base de dados muito maior, com mais agilidade e potencializando a tomada de decisão e a implementação de estratégias que impactam as vendas no curto espaço de tempo.


A implementação do 5G trará uma revolução na velocidade da transferência de dados, maior estabilidade de conexão e mais segurança digital, e essa evolução vai remodelar por completo a aplicação de cinco pilares básicos para os negócios digitais: conectividade, IA, nuvem, processamento de dados e aplicativos industriais.


A transformação acontece por meio de um processo e as previsões consideram impactos a médio e longo prazo, mas é preciso começar a implementar mudanças e atualizações em processos internos desde já. A plataforma Dom Rock oferece soluções que descomplicam o big data e possibilitam implementar uma cultura de dados orientada para resultados de negócio mais ágeis.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As tecnologias de dados estão evoluindo para se adaptarem às novas realidades de negócios. Ampliar os resultados de vendas e marketing num ano de retomada de crescimento, como é o de 2022, se apresent