Algoritmos que respondem aos desafios atuais de negócios.

As tecnologias de dados estão evoluindo para se adaptarem às novas realidades de negócios. Ampliar os resultados de vendas e marketing num ano de retomada de crescimento, como é o de 2022, se apresenta como algo mandatório para as áreas estratégicas das organizações.


Pensando nessa realidade, nosso time de especialistas em ciência de dados, engenharia de dados, operações, marketing e finanças, desenvolveu algoritmos específicos, que de forma separada ou conjunta, promovem respostas específicas de negócios para demandas atuais de mercado. Assim, nossas soluções contribuem para o desenvolvimento contínuo do planejamento automatizado e otimizado.


Os anos de 2020 e 2021 foram importantes para validação da tecnologia Dom Rock junto aos clientes, e sermos eleitos nesses mesmos dois anos, como umas das 10 melhores startups de big data do Brasil*, é sinal que nossas soluções e algoritmos atuam na direção correta.



Conheça abaixo, alguns dos algoritmos embarcados nas 4 soluções Dom Rock Nxt.Demand.




Nxt.demand VOX. Algoritmo de propensão e a combinação com algoritmos de classificação de atributos mercadológicos.


Qual o impacto das opiniões dos clientes na projeção de vendas?

Nxt.Demand Vox foi projetado com um conjunto de algoritmos que avalia as opiniões dos clientes de acordo com os principais fatores que impactam diretamente no planejamento de marketing e vendas.


Os comentários de clientes, na forma de texto ou áudio, são processados de forma automatizada para compor cenários otimizados que podem ser sumarizados em:

  • propensão às vendas, indicando fatores críticos de maior chance de sucesso e retorno nas ações de marketing e vendas.

  • propensão à rejeição, indicando fatores críticos que necessitam ser analisados e trabalhados para ampliar a chance de sucesso e retorno nas ações de marketing e vendas.


Esses cenários vão levar em consideração as opiniões dos clientes classificadas em positiva, negativa, neutra ou híbrida, que posteriormente são combinadas, de maneira inteligente, com atributos mercadológicas relevantes para o cliente. Assim, é possível analisar as percepções e sentimentos dos clientes em relação à:


  • produtos e serviços (qualidade, preço, opinião geral, benefícios percebidos)

  • distribuição e logística (muito forte em comércio online, o que implica nos prazos de entrega de produtos, perdas, danos, dentre outros)

  • canais de atendimento (qualidade, eficiência, experiência com a marca)

  • comunicação, promoção e campanhas (analisa a relação entre termos de mensagem de campanhas e as percepções dos clientes)

  • lançamento de novos produtos (análise comparativa de sucesso)

  • tendências (análise de riscos e oportunidades)

 

Nxt.demand Sales & Distribution. Algoritmos treinados para otimização da designação, desempenho e predição.


Como otimizar a distribuição considerando o melhor canal, o menor custo e demais variáveis?

Nxt.Demand Sales & Distribution conta com um algoritmo desenvolvido especificamente para lidar com dados relativos à distribuição, capazes de sinalizar os melhores canais, as menores despesas e demais varáveis, envolvendo critérios como desempenho, cobertura, custos, prazos de entrega e outros.


O algoritmo utiliza modelos matemáticos de otimização e algoritmo treinado especificamente para detectar:


  1. Eficiência operacional entre a coleta e entrega.

  2. Monitoramento dos custos por transação.

  3. Predição do tempo de entrega por faixa cep.

  4. Planejamento otimizado.


A combinação de diversas variáveis são utilizadas por modelos de otimização e designação, projetados para explorar caminhos vantajosos na recomendação de canais que permitem o desenvolvimento de planejamento otimizado.


 

Nxt.demand MKT & Planning. Algoritmos de clusterização e predição treinados para atuar no portfólio de produtos e canais para geração de ofertas.


Qual melhor portfólio de produtos e serviços para geração de ofertas?

Para essa solução, nossos algoritmos atuam de maneira otimizada no agrupamento de produtos e serviços em um amplo portfólio, que permite a criação ágil de cenários de vendas futuras, favorecendo assim a capacidade de segmentação de ofertas de forma dinâmica e recorrente.


Muito usada em comércio eletrônico, a combinação de algoritmos é capaz de gerar múltiplas análises e predições sob diversos atributos mercadológicos, envolvendo a performance de produtos, clusters e sellers em relação às vendas, elasticidade, faturamento etc.


Assim é possível responder perguntas como:

  • Quais os melhores sellers de cada cluster de produtos?

  • Quais são os melhores produtos de cada seller?

  • Quais produtos estão obtendo o melhor desempenho atualmente?


 

Nxt.demand Pricing. Algoritmos de geração de elasticidade, preço e demanda.


Como diferentes cenários de preços impactam os resultados nas vendas?

A solução utiliza um algoritmo que incorpora variáveis relevantes para a precificação de acordo com diversos cenários de negócios. Com isso, é possível a análise dos potenciais impactos em quantidade de vendas, faturamento, custos de transação e outros fatores mercadológicos, pela combinação dos resultados processados. Tudo combinado numa visão única, como por exemplo:


  • Preço vs. Custo

  • Preço vs. Custo vs. Desempenho

  • Preço vs. Competição vs. Predição

  • A melhor distribuição de Produtos/Canais de acordo com variações de preço (elasticidade).

 

As soluções Dom Rock Nxt.Demand podem ser usadas de forma separada ou combinada, de acordo com os desafios específicos de cada negócio.


Quer saber como ela se aplica a realidade da sua empresa?



Solicite aqui uma demonstração de 30 minutos!


 

Dom Rock foi eleita por 2 anos seguidos (2020 e 2021) como umas da 10 melhores startups brasileiras na categoria Big Data.

Fonte:100 Open Startups Brasil.



 

Photo by Michael Dziedzic on Unsplash

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo