top of page

São José dos Campos vence o Intelligent Mobility Accelerator com Dom Rock como startup parceira.

São José dos Campos foi a campeã nacional do programa Intelligent Mobility Accelerator, iniciativa bilateral de aceleração entre o Brasil e o Reino Unido com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas com soluções para descarbonizar o transporte no país e no mundo.


A proposta de trabalho de São José concorreu com outras 12 cidades e regiões brasileiras, como Campinas, Caxias do Sul e Joinville, incluindo as capitais Curitiba e Manaus, e institutos de pesquisas das regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador e do Distrito Federal.


O projeto apresentado pela cidade, liderado pelo INVOZ, denominou-se “Otimização do Ecossistema da Mobilidade Urbana, Integrando Modais e Utilizando Tecnologias Digitais”.


A liderança do INVOZ teve o apoio da prefeitura de São José dos Campos e de outros parceiros importantes: Parque Tecnológico, Embraer X EVE; Dassault Systèmes, UNIFESP, Parque Tecnológico, ITA, FATEC, Instituto Alpha Lumen, Decolar, e as startups DEEP ESG, Speedbird, EMOOV e DOM ROCK.


O desafio é como fazer a primeira cidade inteligente do Brasil avançar nas questões de mobilidade, promovendo sua descarbonização e priorizando o bem-estar de sua população. A proposta traz assim uma visão a longo prazo, com melhorias implementadas em fases tais como:


Fase 1 – campanha educativa para população e nas escolas, aplicativos de carona, uso de drones para transporte de cargas leves.


Fase 2 – frota de ônibus 100% elétrica, integração de todos os modais de transportes, introdução de novos modais eletrificados, novas rotas de drones e um city tour descarbonizado.


Fase 3 – uso de inteligência artificial para coordenar o trânsito, painel exibindo a geração de CO2 diária ou semanal da cidade para motivar a população a reduzi-la, aplicativos de créditos de carbono para a população, incentivo ao uso de etanol e, eventualmente, até uma maquete virtual.


Para mais informações, acesse as matérias completas:


https://invoz.org/2022/12/07/sao-jose-dos-campos-vence-o-desafio-nacional-de-descarbonizacao-da-mobilidade/

Por Neide Pereira Pinto, INVOZ.


https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2022/dezembro/07/s-jose-e-selecionada-por-programa-de-descarbonizacao-do-transporte/

José Roberto Amaral, Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de SJC.


Imagem: Pedro Lopes by unsplash



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As tecnologias de dados estão evoluindo para se adaptarem às novas realidades de negócios. Ampliar os resultados de vendas e marketing num ano de retomada de crescimento, como é o de 2022, se apresent

A quinta geração da tecnologia para redes móveis e transmissão de dados chegou e, com ela, um gigante horizonte de oportunidades e possibilidades se abre. 5g, Inovação, Mobilidade, Big Data, Mobile, T

bottom of page