top of page

São José dos Campos vence o Intelligent Mobility Accelerator com Dom Rock como startup parceira.

São José dos Campos foi a campeã nacional do programa Intelligent Mobility Accelerator, iniciativa bilateral de aceleração entre o Brasil e o Reino Unido com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas com soluções para descarbonizar o transporte no país e no mundo.


A proposta de trabalho de São José concorreu com outras 12 cidades e regiões brasileiras, como Campinas, Caxias do Sul e Joinville, incluindo as capitais Curitiba e Manaus, e institutos de pesquisas das regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador e do Distrito Federal.


O projeto apresentado pela cidade, liderado pelo INVOZ, denominou-se “Otimização do Ecossistema da Mobilidade Urbana, Integrando Modais e Utilizando Tecnologias Digitais”.


A liderança do INVOZ teve o apoio da prefeitura de São José dos Campos e de outros parceiros importantes: Parque Tecnológico, Embraer X EVE; Dassault Systèmes, UNIFESP, Parque Tecnológico, ITA, FATEC, Instituto Alpha Lumen, Decolar, e as startups DEEP ESG, Speedbird, EMOOV e DOM ROCK.


O desafio é como fazer a primeira cidade inteligente do Brasil avançar nas questões de mobilidade, promovendo sua descarbonização e priorizando o bem-estar de sua população. A proposta traz assim uma visão a longo prazo, com melhorias implementadas em fases tais como:


Fase 1 – campanha educativa para população e nas escolas, aplicativos de carona, uso de drones para transporte de cargas leves.


Fase 2 – frota de ônibus 100% elétrica, integração de todos os modais de transportes, introdução de novos modais eletrificados, novas rotas de drones e um city tour descarbonizado.


Fase 3 – uso de inteligência artificial para coordenar o trânsito, painel exibindo a geração de CO2 diária ou semanal da cidade para motivar a população a reduzi-la, aplicativos de créditos de carbono para a população, incentivo ao uso de etanol e, eventualmente, até uma maquete virtual.


Para mais informações, acesse as matérias completas:


Por Neide Pereira Pinto, INVOZ.


José Roberto Amaral, Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de SJC.


Imagem: Pedro Lopes by unsplash



Posts recentes

Ver tudo

Algoritmos que respondem aos desafios atuais de negócios.

As tecnologias de dados estão evoluindo para se adaptarem às novas realidades de negócios. Ampliar os resultados de vendas e marketing num ano de retomada de crescimento, como é o de 2022, se apresent

O 5G chegou, e agora?

A quinta geração da tecnologia para redes móveis e transmissão de dados chegou e, com ela, um gigante horizonte de oportunidades e possibilidades se abre. 5g, Inovação, Mobilidade, Big Data, Mobile, T

Comments


bottom of page