top of page

Dom Rock é destaque em inovação com Processamento de Linguagem Natural

Entenda um pouco sobre o NLP e como os avanços significativos na capacidade de processamento e armazenamento nas últimas décadas tornaram o assunto fundamental.


Big Data, AI, NLP, Machine Learning, Negócios, Premiação


De acordo com Elizabeth Liddy, professora e ex-diretora da Escola de Estudos da Informação da Universidade de Syracuse, o Processamento de Linguagem Natural, ou apenas NLP (do inglês Natural Language Processing), é a abordagem computadorizada para analisar textos que se baseia tanto em um conjunto de teorias quanto em um conjunto de tecnologias. De maneira geral, é um método tecnológico utilizado para ajudar dispositivos a entenderem a linguagem do ser humano, gerando a capacidade de atender e responder suas demandas.



O NLP é uma área de estudos que começou no campo da Ciência da Computação, mas se estendeu para outros campos muito importantes como a Inteligência Artificial, a Linguística e a Ciência da Informação. Ela foca em pesquisar os problemas relacionados à geração e à compreensão de linguagens naturais como as faladas por nós, seres humanos.


Apesar de parecer um conceito moderno, o NLP tem seus primeiros estudos datados de 1940, quando surgiu a primeira máquina de tradução. Em uma jornada de cerca de 80 anos, as descobertas e os aprendizados acerca do assunto evoluíram muito, e chegamos aos dias de hoje, em que NLP está presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas. A utilização de assistentes virtuais inteligentes, resultados de pesquisas, ferramentas de tradução de idiomas e análise de dados são ótimos exemplos disso.


Aplicações que envolvem Processamento de Linguagem Natural


O uso de tecnologias com inteligência artificial tem se tornado cada vez mais comum e mais presente no dia a dia de todos, o que torna a necessidade de compreensão dos usuários por parte dos dispositivos ainda mais importante. Esta é uma forma de oferecer melhores experiências, respostas e soluções para os usuários.


Grandes organizações como Google e dezenas de outras redes sociais já são capazes de analisar e compreender o comportamento de seus usuários, oferecendo conteúdos relevantes e personalizados. Isso também aumenta a exigência com a capacidade de uma empresa em melhorar a experiência de seus clientes e consumidores, considerando interações passadas, comportamentos e necessidades.


A aplicação do NLP se dá em alguns formatos como:


  • Recuperação da informação: o caso de mecanismos de busca como Google, Yahoo ou Bing, capazes de recuperar documentos relevantes para uma determinada consulta;

  • Perguntas e respostas: no qual um dispositivo deve ser capaz de responder diretamente a pergunta feita ou fornecer uma série de passagens de textos que contenham a resposta solicitada;

  • Sistemas de diálogo: incluem vozes, textos e até gestos para se comunicar com uma pessoa, como é o caso de centrais automáticas de atendimento usadas por operadoras de telemarketing;

  • Reconhecimento ótico de caracteres: permitindo que uma imagem ou um vídeo que contenha textos possa ser decifrada por um computador;

  • Reconhecimento de fala: quando um dispositivo é capaz de transcrever o áudio em um texto legível para humanos a partir de uma gravação de áudio.

Dom Rock é Top 15 em Processamento de Linguagem Natural


Ranking realizado pela Startup Pill, de Londres, indicou as 15 melhores empresas brasileiras de Processamento de Linguagem Natural, desde startups de ponta a marcas estabelecidas, colocando inovação, crescimento, gestão e impacto social como principais critérios de análise.


Este reconhecimento reafirma que a Dom Rock é especialista no assunto e entende que dados não-estruturados também podem (e devem) ser interpretados de maneira clara e assertiva para oferecer melhores caminhos para o negócio.


Essa é uma das frentes de inovação nas quais a plataforma e as soluções Dom Rock descomplicam o big data, entregando as melhores ferramentas para aumentar a qualidade das decisões a serem tomadas dentro das empresas.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page