top of page

Paradoxo dos Dados: quanto mais dados, mais negócios?

Em um cenário em que a tecnologia e as análises inteligentes são fundamentais para o desenvolvimento estratégico, a incapacidade para extrair insights se torna uma barreira para a transformação digital.



Apesar do crescente investimento em Big Data e Inteligência Artificial (IA), que, segundo pesquisa da NewVantage Partners, chega a 99% das empresas da Fortune 1000, parece que a maioria delas enfrenta dificuldades para se manter neste caminho.



Ainda que as taxas de investimento estejam batendo recordes, as empresas continuam lutando para obter valor de seus investimentos e, de fato, se tornarem organizações orientadas por dados.


Sistemas de dados legados, processos de negócios, conjunto de habilidades e culturas tradicionais podem criar barreiras em um processo de transformação e, à medida que as demandas aumentam e que o volume de dados cresce, os desafios são ainda maiores.


Repetindo uma afirmação frequente por aqui, as plataformas e as soluções de Big Data atuam como parceiras, como aliadas aos processos corporativos. As perguntas a serem realizadas e a tomada de decisão devem sempre partir de um gestor, de uma pessoa, de alguém que conhece e entende do negócio.


Se tornar data-driven exige tempo, foco, comprometimento e persistência. Muitas organizações minimizam o esforço ou não conseguem estimar corretamente o tempo que esse tipo de transformação exige.


E o que precisa mudar?


O primeiro passo é entender que não se trata de quantidade, mas de qualidade. Não é sobre o volume de dados que sua empresa é capaz de gerar, mas sobre ter a capacidade de organizar, analisar e extrair dados que potencialmente impactam os negócios, que vão ajudar a traçar objetivos e metas mais assertivos e tomar decisões mais estratégicas.


Sabendo disso, alguns passos podem colocar sua empresa no caminho mais virtuoso, como:


  1. Conheça seu negócio e priorize quais dados são mais importantes para sua empresa.

  2. Vincule investimentos em tecnologia a objetivos de negócios de alto valor.

  3. Eduque os executivos e os times estratégicos sobre o valor comercial dos conceitos de Big Data, Machine Learning e da AI.

  4. E o mais importante, comece pequeno e demonstre resultados de negócios mensuráveis, embora reconheça que a mudança transformacional geralmente leva décadas.

Tecnologias de Big Data podem auxiliar em processos e demandas de todas as áreas da sua empresa, mas é fundamental entender e definir por onde começar. E, para dar início a esta fase de transformação, a plataforma Dom Rock oferece soluções que descomplicam esses conceitos e colocam a tecnologia como parceira das áreas estratégicas, desde os desafios iniciais até a evolução para jornadas mais complexas.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page